Existem vários tipos de prótese dentária disponíveis atualmente. Os tipos mais comuns incluem:
Prótese Total Convencional
É a famosa “dentadura”! Os dentistas a indicam para pacientes que não têm nenhum dente na boca. Não são fixas como os implantes, mas possuem boa adaptação.
Seu processo de confecção é mais simples e não necessita de cirurgia. Ela tem um custo mais acessível quando comparada aos outros tipos que vamos ver em seguida.
Alguns dentistas indicam a prótese total para pacientes que tiveram grandes perdas ósseas.
Muitos pacientes chegam aqui no hospital com uma dúvida: “posso usar a mesma prótese por quanto tempo?”. Assiste esse vídeo pra saber!
Prótese Dentária Overdenture
Essa prótese dentária pode ser recomendada para quem não tem mais dentes, mas para ser utilizada, é necessário ter pelo menos 2 implantes que servem como um encaixe para a prótese se fixar.
É uma boa opção para quem não tem tanto osso mas quer desfrutar de mais conforto, pois a prótese fica presa, dando maior estabilidade do que a prótese convencional.
Prótese Dentária Protocolo
Esse tipo de prótese dentária é diferente, pois geralmente a fixamos por meio de implantes dentários.
Para fixá-la é necessário no mínimo 4 implantes e no máximo 6. Além disso sua confecção é mais complexa e demorada, pois envolve a cirurgia e a osseointegração.
Os pacientes com essa prótese costumam relatar uma boa adaptação.
Prótese Dentária Removível
Nesse caso, o cenário é outro. Aqui, pacientes que possuem alguns dentes podem utilizá-la, ela substitui alguns dos dentes que faltam.
Os dentes próprios irão servir de apoio para a prótese através de grampos que “abraçam” os dentes, fazendo com que ela fique “presa” na região bucal.
É possível removê-la para higienizar ou para realizar atividade física, por exemplo. Nosso diretor clínico esclarece uma dúvida muito comum nesse vídeo, dá uma olhada:
Coroa dentária
Agora estamos falando de um dos tipos de prótese dentária que substitui apenas um dente.
Geralmente, realizamos a cimentação (“colagem”) dessa prótese sobre a raiz do dente com um material específico, sendo possível escolher o material da coroa, como por exemplo de cerâmica ou composto de metal e cerâmica na parte externa.
Prótese dentaria sobre implante
Como o nome já diz, essa é a prótese que será fixada em cima do implante! O dentista pode rosqueá-la ou cimentá-la, dependendo de cada caso.
Os fabricantes produzem a prótese em cerâmica, o que oferece excelentes resultados estéticos e longa durabilidade.
Ficou alguma dúvida? Manda uma mensagem lá no nosso whatsapp.
Atenção redobrada com a higiene bucal
Os pacientes devem higienizar as próteses dentárias da mesma forma que higienizam seus próprios dentes. Acessórios específicos, como escovas tufo e interdentais são essenciais para complementar a limpeza.
E como saber qual a melhor prótese para o seu caso?
Para saber o melhor tipo de prótese para você, é importante ir ao dentista e fazer uma avaliação para entender quais são as especificidades da sua saúde bucal.
Agende a sua consulta com os melhores especialistas em Implantes e Próteses!
Nosso time do HOC está preparado para te ajudar a alcançar o sorriso que sempre quis 💙